Três Corações, cidade localizada no sul do estado de Minas Gerais, tem o prazer em convidá-lo(a) para a quinta sessão do cinema nacional audiodescrito do sul de Minas a ser realizado no dia 05/11/2011, sábado às 14 h no CAP DV, Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais da Cidade de Três Corações, localizado na Rua Doutor Ernesto Coelho Neto n. 783, Bairro Santa Teresa (ponto de referência, antiga Creche Arca de Noé).
Este evento consistirá em uma exibição de um filme com a audiodescrição, capaz de fazer com que o deficiente visual entenda o que está passando na tela, pois tudo o que é imagem, é transformada em palavras.
Este evento já ocorreu por outras quatro vezes, três em São Lourenço e a outra em Itajubá, tendo sido um sucesso por onde passou.
Este projeto "Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito - Versão Videoteca"
incentivado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Petrobrás e realizado pela Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), tem o apoio da Faculdade Victor Hugo, instituição superior localizada em São Lourenço (MG), que por seu trabalho no que diz respeito a inclusão, recebeu trinta filmes audiodescritos e trinta filmes legendados.O filme que será exibido, de forma totalmente gratuita, será Central do Brasil.
Contamos com a divulgação e com a presença de todos vocês!
Sinopse:
Central do Brasil
TÍTULO DO FILME: CENTRAL DO BRASIL (Brasil-1998)
DIREÇÃO: Walter Salles
ELENCO: Fernanda de Oliveira, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Soia Lira, Otávio Augusto, Caio Junqueira e Stella
Freitas.
RESUMO
O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do
Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste
para conhecer o pai.
Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido.
Após um grave acidente, onde Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior, Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca
de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco
CONTEXTO HISTÓRICO
O filme mostra a realidade do Brasil no final do século XX, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país
subdesenvolvido.
A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os trata como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativa para sobrevivência.
O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as conseqüências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte da população, geralmente a mais pobre e mais sofrida.
A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, o desemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência
à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a qual nos deparamos em nosso cotidiano.
Conheça o CAP DV:
O CAP DV é uma instituição voltada para o apóio dos deficientes visuais do Sul de Minas, com aulas de braille, Sorobã, informática, orientação e mobilidade, dentre várias outras. Além disso, possui uma imprensa braille e produz livros em formato daisy e áudio.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2199 leituras