O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira [NAPE] já conta com uma impressora na linguagem em Braile.
O equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, por sistema de Pregão.
A Braille Embosser, como é denominada, foi instalada na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, com o objetivo de realizar impressões de livros, apostilas e demais tipos de material didático e informativo na linguagem Braile.
Dessa forma, será possibilitada a leitura desses materiais por parte dos deficientes visuais assistidos pelo núcleo e escolas que possuam classes especiais.
Fora os benefícios que a impressora irá proporcionar aos portadores de deficiência visual, a máquina também trará mais praticidade aos próprios funcionários do NAPE.
Todos os trabalhos eram feitos em máquina datilógrafa para a linguagem Braile, o que leva muito tempo. Com a impressora haverá mais facilidade e agilidade na elaboração de trabalhos. É um recurso muito bom e que será muito bem aproveitado, afirmou a professora Márcia Daroz.
A impressora foi comprada pelo valor de R$ 22.100,00, atendendo a um requerimento do vereador Carlos Trigo, também portador de deficiência visual.
Fico muito contente em ver que estamos conseguindo atingir os nossos objetivos e assim facilitando a inclusão social e o estudo dos deficientes visuais de nossa cidade afirma o vereador.
O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado Alcyr de Oliveira conta com salas de recursos de linguagem Braille, LIBRAS Linguagem Brasileira de Sinais, 6 computadores com softwares especializados e, agora, impressora Braille. O NAPE está instalado na Rua Amando de Barros, 1520, centro de Botucatu.
Fonte: http://www.entrelinhas.com/portal/index.php?CAT=8&DET=8360
Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 4214 leituras
Comentários
Muito interessante.
É realmente muito interessante, na época que eu fazia faculdade, e até mesmo na pós quantas vezes não encontrei dificuldades para imprimir materiais em Braille, principalmente pela demora, então quanto mais espaços tivermos para esse fim, será benéfico para nós.
Facilidade ao Deficiente Visual
Olá pessoal! Acho muito interessante a iniciativa que tiveram de comprar uma impressora de braille para que facilite a vida dos deficientes visuais, pois não é todos os materiais que são transcritos em braille, causando a dificuldade de todo deficiente visual para enviar a uma associação que nem sempre é na cidade onde moramos, para que depois de um grande período de espéra nós possamos receber este material.