As aulas de ciências, como a biologia, podem estar entre as classes mais desafiadoras que você vai ter. Conseguir um A em biologia significa olhar para alguns dos principais problemas que você enfrentará e ter dicas para lidar com eles.
PLANEJE O TEMPO DE ESTUDO DA BIOLOGIA
Uma das razões pelas quais as aulas de ciências são tão desafiadoras é que elas pedem para você olhar coisas que você nunca viu antes. Quando você faz uma aula de inglês ou até mesmo uma aula de psicologia, muitas vezes você está familiarizado, adicionando conhecimentos adquiridos em ex-turmas ou outras fontes.
Estudar com estratégia é muito eficiente para. Muitas vezes vale mais a qualidade do que a quantidade de horas estudas. Dá só uma olhada nesse artigo que fala exatamente isso que quero dizer.
FAÇA FLASHCARDS DE VOCABULÁRIO
Estudos mostraram que você aprende mais novas palavras em uma aula de biologia do primeiro ano do que em uma aula de primeiro ano. Isso é muita terminologia. E os instrutores apresentarão um termo para você apenas uma vez e depois testarão você mais tarde.
Flashcards são um grande auxiliar de memorização. Passe pelo menos uma hora do seu tempo de estudo por semana fazendo e estudando flashcards. Coloque o novo termo em um lado do cartão e a definição no outro lado. Vá até sua pilha e teste sua capacidade de lembrar o significado de cada termo. Quando você acertar um cartão, coloque-o em uma pilha separada. Continue praticando com seus outros cartões até que você consiga tudo certo.
PONHA-SE NO RITMO
Seu cérebro tem dois tipos de memória - a curto e a longo prazo. Você já ouviu seu instrutor explicar alguma coisa e pensou: “Legal, eu entendo totalmente isso”, mas depois se viu coçando a cabeça tentando lembrar os detalhes do que aprendeu? Isso porque você teve a ideia ou processo em sua memória de curto prazo, mas não conseguiu consertá-la em sua memória de longo prazo.
ESTUDE ATIVAMENTE, NÃO DE FORMA PASSIVA
Ler sozinho não vai levar a maioria das pessoas a uma boa nota em uma aula de ciências. Para armazenar informações em sua memória de longo prazo, você precisa usar as informações ativamente. Você pode praticar o que aprendeu de várias maneiras:
- Faça as atividades no laboratório. Experiências laboratoriais práticas ajudam a reforçar conceitos da aula - então, vamos ao laboratório preparados para fazer os experimentos e fazer perguntas!
- Desenhe processos e estruturas. Pegue um papel em branco e tente desenhar as coisas que você está aprendendo. Etiquete tudo e explique os conceitos para si mesmo enquanto avança. Dê uma olhada nas anotações quando precisar, mas continue repetindo o processo até não precisar mais espiar.
- Explique as coisas para os outros. Se você estuda sozinho, pode explicar as coisas em voz alta para si mesmo. Ou explique coisas para o seu outro significativo, seus pais, seus filhos ou até mesmo o seu gato.
- Responda às perguntas no final do capítulo do seu livro. Os instrutores geralmente recomendam perguntas para acompanhar a leitura. Essas perguntas são boas práticas, especialmente as questões de pensamento crítico que pedem para você pensar em cenários da vida real e aplicar o que aprendeu.
ESTE VOCÊ MESMO ANTES QUE SEU INSTRUTOR O TESTE
Antes de fazer o teste, encontre maneiras de se testar e identificar seus pontos fracos para ter certeza de que está realmente pronto.
- Alguns instrutores dão cópias de exames antigos para os alunos praticarem. Pergunte ao seu instrutor se ela faz isso.
- Os livros didáticos têm questionários na parte de trás dos capítulos e muitas vezes têm sites complementares on-line com mais questionários.
MAXIMIZE OS PONTOS FÁCEIS
Conseguir uma boa nota é obter a melhor porcentagem geral em aula possível. Os pontos de exame são geralmente os mais difíceis de obter, por isso certifique-se de obter todos os pontos fáceis - ou pelo menos mais fáceis - que geralmente vêm de trabalhos de casa, laboratórios, atendimento e até crédito extra. Aproveite todas as tarefas fáceis que surgem em seu caminho. Então, se você perder alguns pontos de exame, você se recuperou.
PEÇA AJUDA NA FRENTE
Não espere até que seja tarde demais para conseguir ajuda. Ao primeiro sinal de problema, como uma nota ruim em uma tarefa ou teste, peça ajuda ao seu instrutor, ao seu assistente de ensino, ao centro de tutoria ou a um amigo que esteja se saindo bem na aula.
USE SEUS RECURSOS
A maioria dos livros didáticos de biologia é carregada de informações e às vezes pode ser um pouco difícil de ler. Descubra se o seu instrutor faz o teste a partir das suas notas de aula, do livro didático ou de uma combinação dos dois. Se seu instrutor considerar seu texto como um recurso importante e testá-lo fora do livro, reserve um tempo para a leitura.
Uma maneira de ajudá-lo a organizar e processar as informações em um livro de biologia denso é ter um conjunto de perguntas à sua frente enquanto você lê. Muitas vezes você pode encontrar boas perguntas em uma seção de revisão no final do capítulo, ou às vezes e perguntas resumidas no final de cada seção de um capítulo. Em vez de responder a essas perguntas depois de ler, responda-as ao ler. Isso tornará seu tempo de leitura mais focado e produtivo.
Livros didáticos de biologia vêm com alguns complementos interessantes como o acesso a sites com animações, questionários e tutoriais. Às vezes, uma boa animação vale mais que mil palavras, então confira seus recursos e incorpore os bons em sua rotina de estudos.
Se o seu livro não vem com esses sinos e assobios, ainda é possível encontrar muito material bom na Internet. O YouTube é carregado com animações e até mesmo músicas criadas por alunos para ajudar você a memorizar algo.
O objetivo da ciência é ajudar as pessoas a entender melhor o mundo delas. Então não deixe o que você aprende na sala de aula!
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1166 leituras