Achei este artigo interessante e resolvi partilhá-lo ! loool
Fonte: http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=6705
Chama-se IntellWheels e à primeira vista parece uma cadeira de rodas comum. Trata-se, no entanto, de uma cadeira de rodas inteligente desenvolvida por um grupo de docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que investigam no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) e no INESC Porto - que há quatro anos se lançou na aventura de transformar uma cadeira de rodas comercial num equipamento inteligente, de custos reduzidos e com poucas alterações do ponto de vista ergonómico.
Iniciado em 2006, o projecto IntellWheels, dadas as suas características, representa uma nova abordagem no que diz respeito à investigação em cadeiras de rodas eléctricas. Na prática o projecto criou um kit de software/hardware que permite transformar qualquer cadeira de rodas numa cadeira de rodas inteligente capaz de ser comandada por voz e por sensores, que se desvia sozinha dos obstáculos, planeia tarefas comunica com outros dispositivos e permite ao paciente seleccionar o seu modo preferido de comando da Cadeira de Rodas em cada instante através de uma interface multimodal flexível.
Recentemente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este projecto inovador na área da inteligência artificial e da robótica permitirá oferecer uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade reduzida, podendo vir a ser comercializado em breve. O projecto também prevê a realização de uma recolha alargada de dados e a realização de um vasto conjunto de experiências, utilizando pacientes reais, de modo a validar completamente todas as metodologias desenvolvidas.
Destaca-se que algumas metodologias (nas áreas de cooperação, comunicação, simulação, navegação e localização) foram inicialmente desenvolvidas no âmbito das equipas de futebol robótico RoboCup da FEUP (FCPortugal e 5DPO) - que obtiveram já mais de 25 troféus internacionais de futebol robótico - e depois adaptadas, estendidas e utilizadas com sucesso no projecto IntellWheels.
Luís Paulo Reis docente da FEUP e coordenador do projecto, admite que a conclusão da investigação realizada e a validação da plataforma, protótipos e simulador (entre outras metodologias desenvolvidas) permitirá, a médio prazo, transformar as Cadeiras de Rodas Inteligentes IntellWheels em produtos comerciais, com elevadas capacidades no auxílio a idosos e outros indivíduos com graves deficiências motoras. Para além da FEUP, do LIACC e INESC Porto, juntaram-se recentemente a este projecto três novos parceiros: Universidade de Aveiro (UA), Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto (ESTSP/IPP) e a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC). RP/FEUP
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2515 leituras