Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Em lugar de lutar pela acessibilidade comunicacional, promove-se a tutela, ou seria a manipulação?

por Francisco Lima

Prezados,

De uma notícia, não fica difícil ver a manipulação descarada que certas associações pretendem para a pessoa com deficiência, basta ler nas entre linhas. Ou nas próprias linhas.
Ingênuos, somos nós!

Vejam a mensagem que assim nos chega:

“Ocorre que o sistema é inacessível aos leitores de tela, motivo pelo qual a participação das pessoas com deficiência visual deverá se dar por meio de um documento redigido conjuntamente e que apresente os nossos principais anseios.”

Então, em lugar de a ONCB requerer a acessibilidade, ela determina que “...a participação das pessoas com deficiência visual deverá se dar por meio de um documento redigido conjuntamente e que apresente os nossos principais anseios.”?

Pior, dá a tônica do documento tutelado por ela “...e que apresente os nossos principais anseios.”
Resta saber se dentro desses anseios da ONCB está o da acessibilidade comunicacional. Se estiver, comece ela por requerer à Ancine, a acessibilidade no site, visto que a ONCB já identificou que o site não é acessível aos leitores de tela.
Mas, até quando as associações vão tomar o nome das pessoas com deficiência para as manipular, tomar a voz destas, excluí-las do que um dia já se requereu à sociedade:
Nada sobre Nós, sem Nós!

Fiquem com a mensagem, abaixo de minha assinatura.
Cordialmente,
Francisco Lima

----- Original Message -----
From: Diniz
Sent: Sunday, July 12, 2015 9:30 PM
Subject: Novo debate sobre audiodescrição nos cinemas. Participe!

A Agência Nacional de Cinema ANCINE disponibilizou uma consulta pública com o objetivo de implementar recursos de legendagem descritiva, LIBRAS e audiodescrição nos cinemas e os Interessados podem contribuir até 7 de agosto.

Essa consulta pública gerou um debate, realizado via internet pela Organização Nacional de Cegos do Brasil no dia 05/07, momento no qual entendeu-se necessária a formulação de solicitação da dilação do prazo da consulta, que tinha por fim originalmente o dia 08/07.

Atendendo a demanda da ONCB e de outros seguimentos, então, a ANCINE prorrogou por mais trinta dias o prazo para recebimento de contribuições da sociedade para a Notícia Regulatória que discute a implementação de ações para regulamentar a promoção da acessibilidade em salas de cinema, com disponibilização de recursos de legendagem descritiva, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e audiodescrição que possibilitem a fruição de conteúdo audiovisual por pessoas com deficiência visual ou auditiva.

Para oferecer contribuições na consulta é preciso se cadastrar no Sistema de Consultas Públicas da ANCINE. Ocorre que o sistema é inacessível aos leitores de tela, motivo pelo qual a participação das pessoas com deficiência visual deverá se dar por meio de um documento redigido conjuntamente e que apresente os nossos principais anseios.

O conteúdo da Notícia Regulatória, assim como o Relatório de Impacto de Análise Regulatória podem ser consultados no site da ANCINE, sem a necessidade de cadastro.

Sugestões para a elaboração desse documento são bem vindas e, para tanto, a ONCB promoverá, no dia 18/07 (sábado), um novo debate virtual no sentido de informar o público usuário da audiodescrição bem como colher subsídios para a redação do citado documento.

O debate é aberto a todos e será realizado por meio do aplicativo Teamtalk no Mundo Cegal. As inscrições podem ser feitas em http://www.mundocegal.com.br/ancine