Secretários de Estado Ana Sofia Antunes
Nacional dos Balcões da Inclusão nasce hoje!
Esta manhã, abri, oficialmente, juntamente com a Secretária de estado da Segurança Social, o primeiro Balcão da Inclusão, em Lisboa, no atendimento da Segurança Social do Areeiro.
A Rede Nacional dos Balcões da Inclusão visa criar postos de atendimento dedicados e de atendimento prioritário para pessoas com deficiência e suas famílias. Estes balcões estender-se-ão a todos os centros distritais da Segurança Social, bem como ao maior número de municípios possível, mediante parcerias a estabelecer com as Câmaras Municipais.
Nestes postos de atendimento, estarão ao dispor funcionários, que receberam formação específica nas temáticas conexas com a deficiência, e prestar informação sobre apoios e prestações sociais, respostas nas áreas da reabilitação, acolhimento e terapias, prescrição e financiamento de produtos de apoio, medidas de incentivo ao emprego, etc.
Hoje, abriram os Balcões da Inclusão de dos Centros Distritais de Lisboa, Porto, Setúbal, Faro, Viseu e Vila Real. Os demais irão abrir portas progressivamente. Nestes Balcões encontra-se também disponível informação em braille e em formato digital.
Os colaboradores têm noções básicas de Língua Gestual Portuguesa, mas para um atendimento adequado a cidadãos com deficiência auditiva, deverão estes, para já, agendar o seu atendimento, pois será assegurada a presença de um intérprete.
A médio prazo, será possível garantir interpretação a tempo inteiro, de forma remota. Cada Balcão conta com permanente apoio de retaguarda, por parte dos serviços do INR.
Este passo está dado. Desejo que esta possa ser uma significativa medida de apoio, com impacto real na vida dos cidadãos e cidadãs com deficiência, ao criar uma resposta que lhes é especialmente direcionada, que crie para as suas questões mecanismos de resolução das mesmas.
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1881 leituras