Com 85% das barreiras arquitectónicas eliminadas, Albufeira é o primeiro concelho do Algarve a conquistar o galardão de ouro da mobilidade e o sexto a nível nacional
A cidade de Albufeira foi distinguida com a Bandeira de Ouro da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, prémio instituído pela APPLA Associação Portuguesa de Planeadores do Território.
Depois de ter recebido, há um ano, a Bandeira de Prata da Mobilidade com 43% das barreiras arquitectónicas eliminadas, o Município congratula-se por ter conseguido cumprir 85% dos objectivos previstos e conquistado agora o galardão de ouro que classifica Albufeira como uma cidade acessível para todos. Temo-nos empenhado em promover a acessibilidade e mobilidade em todas as Freguesias do concelho, adoptando diversas medidas de intervenção quer ao nível da requalificação urbana, quer de equipamentos públicos, salientou o Presidente da Câmara, acrescentando que esta bandeira simboliza o reconhecimento do esforço empreendido pela autarquia, no sentido de melhorar a mobilidade urbana, sobretudo dos cidadãos com necessidades especiais.
O rebaixamento e alargamento de passeios, reposicionamento de árvores e postes de electricidade, acessos para pessoas portadoras de deficiência, criação de zonas pedonais e pistas cicláveis são algumas das intervenções que justificaram o reconhecimento da APPLA.
Ao ultrapassar os 70% dos objectivos alcançados, Albufeira torna-se assim no primeiro concelho algarvio portador da insígnia de ouro da mobilidade e o sexto na classificação nacional. O Município revelou, desde cedo, a sensibilidade e o empenho em promover a mobilidade dentro do concelho, valorizando o dia-a-dia de residentes e turistas, frisou Sílvia Cabrita, representante da APPLA. Para Desidério Silva o futuro passa por atribuir um pelouro à matéria da Mobilidade, dando continuidade ao excelente trabalho realizado até aqui.
Refira-se que Albufeira aderiu à Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos em 2004, tornando-se num dos primeiros dez primeiros Municípios fundadores da Rede.
Fonte: http://www.jornalavezinha.com/noticia.asp?idEdicao=193&id=9013&idSeccao=...
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 1482 leituras