A Associação Pernambucana de Cegos (Apec) inaugura em sua sede, nesta segunda-feira, às 17h30, o I Telecentro Acessível do Brasil, dotado de computadores e equipamentos especiais que permitem aos usuários terem utilizarem o sistema Linux, democratizando o acesso à informática.
O telecentro é uma parceria do Governo Federal com estados, municípios e entidades voltada às populações carentes. Será equipado com 11 computadores com acesso à Internet e com sistema de software livre. Além dos associados da Apec, a população carente das redondezas também poderá utilizar a estrutura. .
Nos computadores, serão instalados softwares livres que permitem um pleno acesso dos cegos a todos os comandos do sistema operacional. A iniciativa federal foi comandada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
De início, programava-se a instalação do software Letras, que ajuda os cegos através do som a usar os programas. No entanto, a Apec convidou um técnico de Fortaleza, Tiago Casal, para apresentar ao Serpro uma solução de acessibilidade plena para o Linux, através dos softwares livres Festival, Linovox e Dosvox.
A Associação Pernambucana de Cegos (Apec) fica na Rua Conselheiro Silveira e Souza, 85, Cordeiro, Recife. Informações: 3227-3000
Fonte: http://www.pernambuco.com
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2396 leituras