Iniciativa contribui para suprir a carência de brinquedos especiais e adaptados para crianças com deficiência visual
Os brinquedos são instrumentos lúdicos e preciosos para o desenvolvimento sensorial e o aprendizado de habilidades e conceitos. Eles são importantes para a vida de todas as crianças, mas para aquelas com cegueira ou com baixa visão, os brinquedos e as brincadeiras são ainda mais importantes, sendo indispensáveis para sua movimentação no ambiente com independência, além de contribuir para o relacionamento com os objetos e as pessoas que estão ao seu redor e facilitar a realização de atividades do seu dia a dia.
No Dia das Crianças, a preocupação dos pais com esses artigos infantis é acentuada por conta da carência do mercado em relação aos brinquedos adaptados. As adaptações são importantes para a compreensão pelos outros sentidos, que não o visual, como o tato, a audição, o olfato e o paladar.
Para facilitar o acesso a esses materiais e afirmar mais uma vez a crença da Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) na importância dos brinquedos para as crianças, valorizando a participação da família nas brincadeiras com seus filhos, a Instituição promove oficinas de confecção de brinquedos socioeducativos em seu Espaço de Convivência, por meio do projeto Coisa de Mãe, orientadas pela coordenadora do ateliê, Anna Maria Gomes e profissionais da Equipe Técnica a família aprenderá a confeccionar brinquedos para seus filhos. Essa ação se estenderá até o dia 12 de outubro, quando os brinquedos serão entregues às crianças.
Além dessa iniciativa, a Laramara disponibiliza o livro Brincar para Todos para todos os pais da Instituição. Este livro, escrito pela pedagoga e presidente da Associação, Mara O. Campos Siaulys, ensina pais e educadores a confeccionarem 109 brinquedos, como brincar com eles e quais as competências que cada um deles traz para a educação das crianças.
Como explica Mara Siaulys, todas as crianças, independentemente de suas diferenças, têm o direito e a necessidade vital de brincar, mas é necessário que todos se preocupem em garantir a elas as oportunidades para que tal aconteça.
Confira abaixo alguns dos brinquedos que serão ensinados no ateliê da Laramara:
Caixinha de Números
Este brinquedo possui dez caixas iguais feitas de plástico transparente, cada uma com 13,5cm x 7cm cada. Na tampa de cada caixa há um número de um a dez em Braille e em tinta. Já no interior de cada caixa existem objetos exatamente iguais entre si, em quantidade correspondente ao número escrito na tampa. Esse objeto é sempre de uso comum, ou seja, pertencentes ao dia a dia da criança.
A Caixinha de Números chama a atenção da criança para que ela leia o número escrito na tampa e compreenda qual é a quantidade correspondente de objetos colocados dentro da caixa. O brinquedo também permite às crianças conhecerem os diferentes objetos de seus colegas. Para isso, basta que todas retirem os objetos das caixas e os misturem. Depois devem separá-los, agrupando os iguais em pequenos montes; contar quantos objetos existem nos montinhos e colocar na caixa de número correspondente.
A criança também pode brincar de fazer pequenas operações de somar e subtrair, usando os objetos, ou ainda trabalhar a noção de número par e ímpar, pedindo a elas que separem as caixas que contêm números pares daquelas que contêm números ímpares. A Caixinha de Números ainda incentiva a realização de ações com os objetos, a invenção de histórias e a representação de cenas.
Colmeia Alfabética
A Colmeia Alfabética é uma estante retangular de madeira, que mede 79 cm x 67 cm x 16 cm de profundidade. O brinquedo possui 24 divisões, dispostas em quatro fileiras de seis compartimentos. Cada divisão é identificada na parte frontal com uma letra do alfabeto, em Braille e em tinta, colocada na sequência, da esquerda para a direita, iniciando no canto superior esquerdo. Cada compartimento contém alguns objetos e brinquedos, cujo nome começa com a letra escrita na frente (menos o último, que está vazio). Os objetos são simples, do dia a dia da criança, feitos de material variado. Acompanha o alfabeto Braille.
Com esse brinquedo as crianças aprendem brincando a encontrar e a identificar as letras escritas em cada compartimento e ler na sequência de A até Z. Além disso, os pequenos podem localizar as letras e relacioná-las com os nomes dos objetos de casa compartimento, além de trabalhar as noções de direita e esquerda, em cima e embaixo.
Dominó de Texturas
A caixa contém 28 retângulos feitos de materiais emborrachados, com 5cm x 2,5cm. Cada retângulo possui nas duas pontas um pequeno círculo de cor e textura diferente, como o emborrachado liso (azul); o emborrachado áspero (verde); o feltro (amarelo); a espuma (cinza); a lixa (vermelho) e otecido de carpete (grafite). Antes de iniciar o jogo, deixar que as crianças manuseiem as peças, reconheçam-as pelo tato, sintam a sua forma, os círculos colocados nas pontas e, se possível, reconheçam as cores.
Confecções de brinquedos no ateliê da Laramara
Data: segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 16h
Local: Rua Conselheiro Brotero, 338 Barra Funda
Informações para a imprensa:
Tacla Consultoria de Comunicação
Sandra Tacla e Henrique Malveis
Tel.: (11) 3842-4235 ou 9 8288-0505
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2496 leituras