Está aqui

Centro de Inclusão, Arte e Meio Ambiente (Ciama) e Caixa Cultura oferecem oficina de capacitação de ledores

por Lerparaver

Rede SACI

Objetivo é formar ledores voluntários para gravação de livros adaptados para pessoas com deficiência visual

AnaLu Palma - coordenadora do projeto Livro Falado e presidente do Ciama

As Oficinas acontecerão nos espaços culturais da Caixa nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba e Salvador.

Serão oferecidas apenas 20 vagas para cada Oficina àqueles que primeiro entrarem em contato conosco e que atendam às seguintes exigências: deverão ter o ensino médio e serem leitores assíduos. Nos três dias consecutivos com seis horas de duração cada, os participantes terão aulas práticas e teóricas sobre questões pertinentes ao universo da cegueira, técnica do livro falado, técnicas de dicção e de boa leitura e manuseio do equipamento de gravação.

As Oficinas serão ministradas por AnaLu Palma, autora de Livro Falado: Uma história para ler, gravar e ouvir (versão em tinta e em CD) e coordenadora do Projeto Livro Falado que há sete anos atua na inclusão cultural, artística e educacional da pessoa com deficiência visual, já tendo desenvolvido projetos com a Academia Brasileira de Letras, o Sesc Rio, Senac Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Secretaria das Culturas e Secretaria de Educação Especial.

O Projeto Livro Falado, existente há sete anos, já formou cerca de trezentas pessoas que gravaram um acervo de mais de 500 livros falados de autores nacionais e contemporâneos a fim de diminuir a distância entre o jovem e a criança cega e escritores como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, entre outros. O próximo passo será disponibilizar este material numa página da internet para que pessoas com deficiência visual de oito países da Língua Portuguesa tenham acesso a este material.

Assim, solicitamos que esta instituição faça uma parceria conosco, recebendo estes voluntários capacitados para atuarem junto aos seus usuários e nos ajude na divulgação da referida Oficina e nos envie os voluntários com o perfil solicitado. Só serão aceitos participantes devidamente cadastrados. É importante que a pessoa escolhida compreenda que deverá estar disponível por três dias consecutivos por um período de seis horas em cada dia. Vale ainda lembrar que temos pouco tempo de seleção e que as inscrições devem acontecer no prazo máximo de cinco dias.

As inscrições deverão ser feitas através destes contatos: (21) 2568 5350 / (21) 8159 0966, ou livrofalado@livrofalado.pro.br.

Comentários

Olá AnaLu!
Meu nome é Selma Simões, sou locutora há 20 anos, e acho muito interessante seu trabalho e projeto. Já o conheço e sei da força que tem e terá a medida do conhecimento da população em geral. Gostaria de fazer parte de sua equipe de ledores. Por favor, me retorne. Tenho tentado este contato há muito tempo e não consigo um retorno. Nem sei se é este endereço o correto para falar com você ou sua equipe.
No aguardo de uma resposta,
Abraço,
Selma Simões