Uma iniciativa inédita e original vai juntar, na próxima quarta-feira à noite, empresários e políticos portugueses num jantar às escuras no centro comercial Dolce Vita Monumental, em Lisboa. O evento tem como objectivo sensibilizar os presentes para as dificuldades sentidas pelos deficientes visuais no que toca à integração no mercado de trabalho, mobilidade e actividades diárias, bem como assinalar a inauguração de novos equipamentos dirigidos aos portadores de deficiência visual no centro comercial.
As novas soluções, desenvolvidas em conjunto com a ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, incluem directórios digitais com entradas para aparelhos áudio onde é feita a transposição para voz das informações que estão lá escritas, bem como um botão que permite accionar os vigilantes para que acompanhem as visitas.
Os novos equipamentos incluem ainda directórios em braille (com indicação de lojas, elevadores e saídas de emergência), instalação de placas nas colunas situadas entre as lojas com informação do que está imediatamente à esquerda e à direita, e a instalação de relevos no chão indicando o caminho para directórios digitais, saídas e elevadores.
O Doce Vita Monumental é o primeiro centro comercial do grupo Chamartin que será dotado destes equipamentos, mas o grupo garante que em breve vai levar estas tecnologias aos nove centros comerciais que detém em Portugal e Espanha e que os irá também instalar em todos os que estão projectados.
O jantar de quarta-feira inspira-se no restaurante "Dans le Noir", restaurante existente em Paris, Londres e Bruxelas, onde se janta completamente às escuras e cujos empregados são cegos. Durante o evento, um pintor cego irá pintar diversos quadros que posteriormente serão leiloados e revertem integralmente para a ACAPO e um poeta invisual declamará alguns poemas, em associação ao Dia Mundial do Livro, que se assinala nesse mesmo dia. GP
Fonte: http://jn.sapo.pt/2008/04/20/pais/jantar_escuras_uma_causa.html
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 2375 leituras