Está aqui

Jornada de literatura de Passo Fundo Debate acessibilidade e inclusão

por andrecarioca2007

A Laramara – Laratec, participou de 27 a 31 de Agosto da 12ª Jornada de literatura de Passo Fundo

Cinco dias de festa literária. - Adultos, crianças, autores de todos os cantos do Brasil e do Exterior, trocando experiências, afetos, livros, autógrafos num saudável exercício de cidadania e bem viver. Os escritores de primeira viagem, enlouquecidos com a magia do Circo da Cultura, e os que já participaram em outras edições, sem conseguir esconder o prazer e a emoção de estar novamente em Passo Fundo.

O Palco dos Debates, as tendas da “Jornadinha” e os espaços paralelos completamente tomados por milhares de crianças, jovens e adultos. A arte, cultura e o livro ocuparam o papel principal.

A acessibilidade para pessoas com deficiência visual esteve presente e fez a diferença por meio da parceria Petrobrás e Laramara. Alberto Pereira, ministrou Palestras e promoveu debates para diversas associações do estado e pessoas interessadas nos seguintes temas:
- Diversidade;
- Adaptações ambientais e atitudinais;
- Importância do Braille, tecnologia e recursos para o dia-a-dia, estudo, cultura, lazer e trabalho;
- Apresentação Projeto INCLUSÃO SEM FRONTEIRAS (Parceria Petrobrás – Laramara e sua importância para milhares de deficientes visuais de todo Brasil).

As demonstrações e exposições de Máquina Braille Nacional, celular Vivo com Software Talks, Bengalas, Livros brincar para Todos, Alfabeto Braille, Baixa visão e Livros em Braille e Ampliados, bem como as palestras realizadas, assim como a presença do Cão-Guia Simon, chamaram a atenção do público que visitou o stande - Espaço Conhecer (Petrobrás).

O Trabalho realizado, assim como os contatos formais e informais efetuados com centenas de pessoas com deficiência visual, milhares de crianças, adolescentes e adultos, reiteram que para promover a inclusão, é preciso participar.

Para os profissionais de Rádios, Jornais e TV, assim como para o público participante do evento (aproximadamente 6000 pessoas), o trabalho despertou e reforçou a importância da inclusão, acesso e parceria com instituições, empresas, mídia e Sociedade.

O êxito obtido no projeto de inclusão na 12ª Jornada de literatura de Passo Fundo, nos abril participação de 05 dias na Bienal do livro do Rio de Janeiro com início ´dia 17 de Novembro.