Está aqui

My Dream (Lisboa)

por Lerparaver

China Disabled People's Performing Art Troupe, companhia que integra um elenco com cerca de 80 jovens artistas chineses deficientes, apresenta-se pela primeira vez em Portugal, com espectáculos no Coliseu de Lisboa, a 24 e 25 de Outubro, e no Coliseu do Porto a 31 de Outubro e 1 de Novembro.

"My Dream" é um espectáculo de música, canto e dança que apresenta ainda cenas acrobáticas e aposta no impacto visual dos figurinos, coreografias e cenários que remetem para um mundo irreal.

Nomeados artistas para a paz pela UNESCO, os membros desta companhia já apresentaram o "My Dream", em mais de 40 países, nomeadamente no La Scala, em Milão, e no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Criada em 1987, a China Disabled People's Performing Art Troupe tem trabalhado num tipo especial de artes de palco para jovens artistas com deficiência física, visual e auditiva.

Os artistas deficientes são oriundos de 25 províncias chinesas, nomeadamente das etnias Han, Yao, Uigur, Hui, tibetana, entre outras, que recebem formação especializada como performers e, através da companhia, associada à Universidade de Ciência e Tcnologia de Pequim, têm a possibilidade de prosseguir estudos académicos.

O "My Dream" foi produzido numa primeira versão em 2000, quando a companhia ainda tinha um estatuto amador, e estabeleceu-se dois anos mais tarde como instituição de arte profissional sem fins lucrativos, entrando no mercado cultural com espectáculos remunerados e de beneficiência.

A companhia criou um fundo com o qual tem apoiado os países asiáticos na sequência de crises ou catástrofes naturais, como aconteceu com o Tsunami, na Indonésia, e apresentou-se simbolicamente na cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos realizados em Atenas, para difundir uma mensagem de apoio às pessoas com deficiência.

Há seis anos que a China Disabled People´s Performing Art Troupe está em digressão pelo mundo, tendo-se apresentado nos Estados Unidos, Áustria, Turquia, Coreia, Tailândia, Egipto, Singapura, Indonésia, Grécia, Itália, Espanha, França, Dinamarca, Polónia, entre outros países.

Fonte: http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=205192