Estamos com um projeto de Feira de Ciências da Universidade de criação de um mouse braille e para este tenho que criar um programa que identifique caracteres na tela (o caractere identificado seria o sob o qual o cursor do mouse se encontra) e os converta para símbolos braille.
Soubemos da existência de um código de 8 pontos, o que achamos ótimo, pois este seria capaz de abranger toda a tabela de caracteres ASCII do computador (2^8=256). Entretanto, o padrão unificado que encontramos na Internet (http://8dotbraille.com/) possui apenas 108 caracteres e não abrange nem letras com acentos, o que é essencial para o Português. Também não sabemos se esse padrão é muito difundido.
Gostaria de mais informações acerca de padrões braille. Parece-me que há um padrão unificado Portugal-Brasil, porém de 6 pontos, o que gera problemas, já que alguns caracteres necessitam de mais de uma cela braille para serem representados (como os números que necessitam de uma indicação antes), assim não correspondem ao espaço físico de um único caractere comum na tela, ou seja, o 1 comumente ocupa o espaço de um único caractere na tela, enquanto que convertido para esse padrão ocuparia o espaço de dois. Isso compromete a intenção de identificar sempre o caractere sob o qual o cursor está em cima. Há um padrão de 8 pontos que abranja símbolos como acentos? Esse é muito difundido?
Muito obrigado pela atenção!
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 3029 leituras
Padrão Braille: criação de programa de impressão braille.
Cristiana M. C. Olá, Marcos. Talvez a pessoa que possa ajudar vocês seja o criador do Braille Creater, o Luiz Eduardo: luizeduardo@micropower.com.br.
Boa sorte!!!!