Está aqui

ABIH-RJ inicia projeto voltado para portadores de deficiência visual

por Lerparaver

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e a Faculdade Pestalozzi iniciam nesta semana nas Redes Luxor e Othon o projeto "Acessibilidade para Portadores de Deficiência Visual". A pesquisa tem como objetivo criar soluções que facilitem o atendimento e a hospedagem de pessoas portadoras de deficiência visual. A perspectiva da entidade é que os hotéis estejam aptos a receberem hóspedes especiais antes da realização dos Jogos Para-Panamericano do Rio, que serão disputados em seguida ao Pan 2007.

O programa será realizado em três etapas com dois meses de duração cada uma. Na primeira fase, sete duplas formadas por um deficiente visual e um pesquisador se hospedarão nos hotéis por um período de dois dias para avaliarem as instalações, recepção e acessibilidade de cada unidade pesquisada. Em seguida, os dados serão tabulados para que na última etapa os resultados sejam apresentados a todos os associados da ABIH-RJ.

Segundo dados do censo de 2000 do IBGE, o Brasil tem atualmente 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiência. Deste grupo, cerca de 16,6 milhões são deficientes visuais, o que representa 67% do total de deficientes no país.

Comentários

Gostaria de Lembrar que a Urece Esporte e Cultura para Cegos, uma Associação do Rio de Janeiro, também faz parte da pesquisa, contribuindo com profissionais especialistas e Know How para a Pesquisa.

Além de Contar com seu presidente Anderson Dias, Campeão Paraolímpico no futebol de Cegos, e seu vice-presidente, Marcos Lima como sujeitos da pesquisa.