Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

Projecto-piloto equipa Biblioteca de Leiria com equipamento em Braille

por Sérgio Gonçalves

Diário de Leiria

Projecto-piloto equipa Biblioteca de Leiria com equipamento em Braille Dinis Santos, presidente da delegação de Leiria da ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal -, não escondia ontem a sua felicidade por tornar real um sonho: frequentar a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e poder pesquisar e recolher informação como qualquer outro utilizador.

A partir de agora, Dinis Santos e qualquer outra pessoa com deficiência tem à sua disposição na Biblioteca Municipal um computador, digitalizador e impressora, graças a um protocolo celebrado entre a câmara de Leiria e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), através do qual foi dado início a um projecto-piloto que poderá estender-se a outras bibliotecas.

"Esta é uma mais valia, uma nova valência e a captação de um novo público que costuma estar excluído", explicou Gonçalo Lopes, vereador com o pelouro da Cultura da câmara de Leiria, ontem, durante a apresentação do novo serviço 'Biblioteca Acessível'. Para o vereador, o novo serviço é "um grande desafio", mas "só será possível com o apoio do movimento associativo", pelo que apelou à sua divulgação junto dos seus associados.

O equipamento agora cedido à Biblioteca Municipal no âmbito do protocolo encontrava-se nas instalações da delegação da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, localizada no Instituto Português da Juventude de Leiria, espaço pouco procurado por pessoas com deficiência.

Com o material informático na biblioteca, João Afonso, administrador da FDTI, acredita que terá maior visibilidade e poderá chegar a mais pessoas.

"Esta é uma solução completa, porque o software está preparado para invisuais, deficientes auditivos e motores", explicou João Afonso. Para o efeito, os utilizadores terão à disposição formação ministrada por técnicos da FDTI, que darão também aulas aos funcionários da biblioteca sobre a forma a manusear o equipamento.

A 'Biblioteca Acessível' dá continuidade a um conjunto de novas valências que estão a ser introduzidas na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, com o objectivo de melhorar o serviço prestado aos utilizadores.

O novo serviço funciona no espaço dos audiovisuais, à segunda-feira, entre as 14h00 e as 19h00, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Presentes na apresentação do novo equipamento estiveram várias associações de Leiria. Dinis Santos, presidente da ACAPO, afirma que o seu dia-a--dia vai mudar a partir de agora, já que o sistema permite fazer pesquisas, ler e obter informações através da Internet.

"Posso ser uma pessoa autónoma e normal, como qualquer outra" e "fico feliz por saber que, a partir de agora, muita gente carenciada pode utilizar um equipamento caríssimo", disse Dinis Santos.

Em termos práticos, o presidente da ACAPO explicou ao Diário de Leiria que o novo equipamento permite coisas tão simples como ler um documento. "Se tiver alguma dúvida sobre um papel da Segurança Social, posso vir à biblioteca, digitalizá-lo e ler em Braille", exemplificou.

Apesar de ter um computador com sistema de voz em casa, Dinis Santos prefere o equipamento agora cedido à Biblioteca Municipal, porque é composto por um teclado em Braille.

"Gosto mais do teclado normal do que o de Braille, mas este também é importante, porque ajuda a corrigir o português", explicou.

Helena Amaro

Comentários

Animação de lares
Estamos a avançar com um novo projecto de animação sociocultural, dirigido a todos os lares, centros de dia, centros de convívio e associações dedicadas aos idosos dos concelhos de Ourém e de Leiria. É um projecto inovador e que se adapta a cada centro e a cada idoso.
Engloba as seguintes actividades: desenvolvimento físico/ motor; dinâmicas de grupo; desenvolvimento pessoal/ social, expressão plástica; jogos tradicionais; outros...

Contactos: 919041389

Esta eniciativa da biblioteca de Leiria permite que as pessoas com deficiência sejam iguais
as outras pessoas.

Grande projeto!
Acho que ganha uma importancia muito grande principalmente pela preocupação voltada a quem realmente precisa de um auxilio, de uma ajuda toda especial para poder se beneficiar como qualquer pessoa comum.