Mais do que indiscretamente dizerem o que sentimos, os olhos podem contribuir no diagnóstico e acompanhamento médico de várias doenças.
Dor de cabeça, visão embaçada, enxergar estrelas em plena luz do dia, dificuldade de foco, olhos vermelhos e ardência são sintomas que levam a maioria das pessoas ao oftalmologista. O que poucos sabem é que o exame de fundo de olho mapeia todo o organismo e pode até salvar vidas.
De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, muitas doenças aparecem no fundo do olho, região que fica entre o cristalino (lente dos olhos responsável pelo foco) e a retina (membrana receptora das imagens). Ele explica que o exame completo é feito com a pupila dilatada e uma lente que aumenta diversas vezes o nervo óptico, retina e vasos.
O procedimento detecta distúrbios oculares e sistêmicos. Não é preventivo, comenta, porque a doença já está instalada, mas permite controlar sua evolução. É o caso da hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, tuberculose, toxoplasmose, lepra, Aids, e até tumores intracranianos que muitas vezes se manifestam primeiro nos olhos.
O especialista diz que é muito comum o clínico geral encaminhar um paciente diabético ao oftalmologista. Isso porque, através das informações sobre vasos e artérias oculares contidas no relatório do exame de fundo de olho, o clínico pode saber como está funcionando o rim do paciente, além de controlar o nível de glicose no sangue.
Sinais visuais
Queiroz Neto afirma que as doenças sistêmicas dão sinais ao portador que indicam urgência de exame médico para evitar maiores complicações.
Os principais sinais são:
Pupila contraída: Indica uveite, inflamação da uvéa que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide. Pode levar à cegueira se não for tratada. Resulta de toxoplasmose, doenças reumáticas auto-imunes, herpes, tuberculose, lepra ou certos tipos de leucemia.
Pupila dilatada: Pode estar relacionada a tumores, glaucoma, trauma, doenças do sistema nervoso central.
Visão dupla: Pode apontar presença de tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas e hiperglicemia.
Olhos saltados e inchaço: São sinais, principalmente, de distúrbios da tireóide.
Mudança na cor dos olhos: É causada por medicamentos ou inflamações oculares.
Cegueira momentânea: Indica tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca.
Visão borrada: Pode sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação, hipertensão arterial.
Olho seco: A falta de lágrima pode ser causada por disfunções hormonais, menopausa e até Síndrome de Sjogren, uma doença reumática crônica.
Dor de cabeça e visão
O especialista explica que a dor de cabeça relacionada à falta de óculos geralmente aparece no final do dia e pode indicar a chegada da presbiopia ou vista cansada para quem passou dos 40 anos.
Também pode atingir, ressalta, quem não atualiza os óculos há mais de um ano e tem instabilidade refrativa, ou portadores de grande diferença de acuidade visual entre os olhos.
Pessoas que têm enxaqueca freqüente e não pertencem a estes grupos, alerta, correm o risco de ter aumento na escavação do disco óptico que leva ao glaucoma ou neuropatia óptica isquêmica causada pela contração dos vasos oculares.
Estresse
O aumento da produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, enfraquece a musculatura ciliar que é responsável pela capacidade de focar e desfocar do cristalino, chamada de acomodação pela oftalmologia.
No trabalho, ressalta Queiroz Neto, o comprometimento da acomodação reduz a produtividade e predispõe a acidentes. O estresse, comenta, também pode induzir ao acúmulo de líquido entre as camadas da retina, causando visão distorcida na região central, hipermetropia induzida e metamorfopsia (tortuosidade das letras) temporária e até permanente.
Para relaxar os olhos as dicas do médico são:
Olhe para o infinito por 30 segundos a cada duas horas de trabalho.
Movimente os olhos para cima, para baixo, à esquerda e à direita.
Faça movimentos circulares com os olhos para a esquerda e para a direita.
(*) Com LDC Comunicação
-
Partilhe no Facebook
no Twitter
- 592992 leituras
Comentários
a minha vista fica cansada quando...
a minha vista fica cansada quando leio caracteres em pequena dimensão de 6 para baixo e por vezes quando olho fixamente uma coisa vejo um reflexo roxo, algumas vezes vejo estrelas durante o dia e à noite de vez em quando tenho dores de cabeça, qual será a resolução do problema ou o que será...???
eu tenho senosite poderá ser daí o meu problema?????????
gostaria de ter resposta, obrigado....
gripe. dor de cabeça e olho
bom. eu to com uma gripe..dai de ontem pra hj quando eu olhava pra certo lado meu olho duia ou a cabeça. nã osei explicar.. dai hj eu acordei e parece q eu enxergo mais escuro de um olho.. e de vez enquando aparece uma bolinhas pretas na visao mais somem.. uq é?
Dor no olho apos gripe
OLA ESTOU COM A MESMA COISA COM VC PASSEI PELO DOUTOR E ELE ME RECEITOU CEFALEXINA 500MG + DESCONGEX PLUS + DORFLEX , NAO SEI O QUE É ESSA DOR INSUPORTAVEL SOU ENSTRUTOR DE AUTO ESCOLA E NAO ESTOU CONSEGUINDO DAR AULA . VC JA RESOLVEU SEU PROBLEMA?
DUVIDAS?
OI, GOSTARIA DE TER UM ESCLARECIMENTO DE VCS, SE PUDEREM ME AJUDAR
SINTO DORES AO MOVIMENTAR OS MEUS OLHOS, SE OLHO PARA OS LADOS , PARA CIMA E PRINCIPALMENTE PARA BAIXO, DÓI DEMAIS ,AS BOLAS DO MEUS OLHOS, NÃO SINTO DOR DE CABEÇA NESSE MOMENTO, MAIS SINTO ESSA INCOMODAÇÃO NAS MINHAS VISTAS, TENHO 35 ANOS, ESTOU COM PROBLEMAS DE REUMATISMO, , MAIS ESTOU EM AVALIAÇÃO PARA SABER O TIPO, SINTO MUITAS DORES NOS NERVOS DO PESCOÇO ATRAS TB, TENHO A IMPRESSÃO DE SER TENSÃO, VCS PODEM ME AJUDAR?
MUITO OBRIGADO
ELAINE
aconselho procurar um
aconselho procurar um oftamologista para fazer exame do olho na fonometria
para descartar um começo de glaucoma pois os sintomas são esses.
contração nos olhos, digo nas pálpebras
Já fiz vários exames com relação aos olhos,e cabeça e este ano vou repetir, pois continuo com o fechamento das pálpebras repentinamente e principalmente quando caminho.Pensei q tivesse blefaroespasmo, mas o especialista disse q estava respondendo aos estímulos.Pensei em fazer acumpultura já q todos os exames não revela o q tenho de fato , só sei q as pálpebras fecham e as vezes coloco força para levantá-las.Q não é natural.Tombos em casa, quedas na rua e constrangimento por fazer tanta carenta .
Pensei até q a musculatura das sobrancelhas estivesse flácida, provocando essas contrações,mas como não sou médica ...
Orientem-me,
Obrigada.
Bolinha amarela dentro do olho
Olá,
ultimamente tenho ficado com a visão cansada, fui ao oftalmo e preciso de oculos, acho que esse cansaço é devido a falta do mesmo que ainda nao esta pronto certo?
Mas algo vem me encomodando muito , ha uns dias, sairam duas bolinhas amarelas pequenas dentro do olho na parte vermelha superior, e o olho estava inchado por fora, nao me parece terçol porque é como se fosse uma espinha mas é dentro, muito esquisito e incomoda, o olho arde, mal dá pra tocar, o que seria isso ? Obrigada.
Olá,Será que alguém
Olá,
Será que alguém poderia me ajudar? Já fui a dois oftalmologistas e nenhum resolve o meu problema. Estou com os olhos vermelhos, com alguns vasos sanguíneos aparecendo na esclera e em volta da íris tem um halo cinza, estou com uma ardência nos olhos mas estou enxergando bem!
Att.
Enxaqueca com vaso do olho rompido
Boa noite, essa semana eu tive uma enxaqueca muito forte. Cheguei em casa, tomei um banho um remédio e fui deitar um pouco pra ver se passava e acabei dormindo por umas 2 horas. Quando acordei já sem dor percebi que um vaso no olho perto da pupila havia se rompido. Tem um pontinho de sangue no olho e no outro dia o sangue estava mais espalhado. Já se passaram dois dias depois do ocorrido e meu olho está estranho, meio dolorido. Quando me esforço pra ler quando a letra é pequeno parece que a pressão dele aumenta. Vou ao médico, mas alguém poderia me ajudar? Será que foi por conta da dor forte que tive? Tenho enxaqueca com frequência mas isso nunca aconteceu.
Ajudar alguem a olhar alem...
Cris Olhos e Entender....
Conheci uma senhora cujo o filho de três anos tem vários atrasos físicos e motores....percebi também que ele não consegue fixar o olhar, seus olhos ficam sempre voltados para o teto. Segundo a mãe que tem pouca cultura....diz que exames já feitos, diz que o ele não porta nenhuma doença ou demência ou qualquer síndrome que explique isto. Então assistindo ao uma reportagem vi uma síndrome dos olhos voltados pra cima....onde a crianca nao consegue ter um foco, e por ter esta sindrome todo o seu processo de desenvolvimento fica bem mais lento que o comum,retardo todo esse processo....e esta sindrome é muito pouco conhecida por so haver 15 casos no mundo todo.
gostaria que voce me dessem uma orientacao...pois e uma familia simples....que se contenta com o tratamento que nao corresponde ao caso da crianca.....me e-mail.
Meus olhos
Tenho um pouco de astigmatismo o,5 em cada olho e ultimamente tenho visto fiapinhos como se fosse um pelo solto dentro do olho ou um pedaço de linha que passa de um lado para o outro o tempo todo, fui ao oftalmologista que disse-me apenas que o fundodo meu olha é muito limpo, mas não me deu explicações a respeito do que poderia ser isso, E por conta do incomodo de ver o tempo todo isso de um lado para o outro dentro dos meus olhos, mesmo com o óculos sinto dores de cabeça constante.
Páginas
51 a 61 de 61